8 de nov. de 2008

Livro "Viagens e Delírios"


Orelhas:
"Conheci Jorge Luiz através do site 'Recanto das Letras', não me recordo como cheguei à sua página, porém, quando comecei a ler seus escritos não conseguia parar, era diferente de tudo que já tinha lido ali. Desde então, me tornei leitora assídua de suas crônicas, poesias e contos.

Não me lembro bem do nosso primeiro contato, já faz algum tempo, e tempo para mim não importa quando se trata de amizade sincera e saudável como é a nossa, umas dessas amizades que surgem no mundo virtual e se expande com tal sincronia que mesmo nunca termos nos encontrado pessoalmente são destas... 'desde sempre'... Uma tarde fui surpreendida com uma mensagem sua dizendo: 'Gostarias de fazer a orelha do meu livro?'. Fiquei emocionada com o convite, porém preocupada; o que dizer deste amigo tão querido, que escreve a vida num gerundial que emociona o leitor levando-o à 'fantasmagórica' (ir)realidade?...

Seus textos são de uma sensibilidade ímpar; palavras propositalmente rebuscadas de uma maneira que só uma pessoa com muita astúcia sabe escrever. Somente lendo-o é que se pode entender como ele trabalha com as palavras, dando uma simplicidade ao subjetivo de uma maneira fenomenal. Mesmo, algumas palavras fugindo ao nosso cotidiano vocabularial, podemos compreender as verdades do mundo (ir)real em que vivemos de uma maneira gostosa e divertida, levando-nos do riso ao choro e, muitas vezes, a algumas conjeturas mais profundas.

Jorge é um desses raros letrados que não só rabisca, aplica! As suas palavras, através deste livro, com certeza o primeiro de muitos, vão se espalhar pelo mundo em forma de frutos, pois as sementes foram cultivadas com dedicação de um semeador volátil. Felizes, serão aqueles que as colherem e saborearem.

Chegando ao final e ainda querendo escrever mais e mais, percebi que me preocupei sem motivo, foi muito prazeroso escrever sobre Jorge Luiz..."


"... retirei as poesias das gavetas
distribui folhas nos becos
criei sonhos em rodapés...".


Cássia Vicente. poetisa e escritora
Membro da AVBL
Academia Virtual Brasileira de Letras
Vice-presidente da Academia Jataiense de Letras - Jataí. - GO


Comentário da quarta capa:

"Jorge usa e abusa de um português rebuscado, exagerado, com uma fraseologia peculiar, e, no entanto a compreensão de seus textos ocorre como se batêssemos um papo em um bar na calçada, num fim de tarde ao som dos lamentos do mar. E dentro deste composto de terminologia pouco usual, encontramos um rico conteúdo de quem sabe o que vai pela alma de sua gente".

Fátima Regina Batista
Santo André/SP



Aconteceu no Café Literário Biblioteca Viva, em Niterói.
A atriz portuguesa Fátima Murta, participou - com o autor Jorge Luiz Alves - da leitura de textos do livro "Viagens e Delírios", durante a sessão de autógrafos do lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário