30 de abr. de 2010

Sorteio do livro Roteiro sentimental do Rio de Janeiro (Ruta Sentimental do Rio de Janeiro)

Escrito pelo intelectual paraense Osvaldo Orico e desconhecida pelos brasileiros, a obra é uma homenagem ao Rio de Janeiro. O livro original foi publicado em Buenos Aires, em 1944. 
Élio Monnerat Sólon de Pontes, tradutor dos poemas (já falecido), além de escritor, poeta e pesquisador, era um grande admirador de Osvaldo Orico, que presenteou os cariocas e brasileiros, com uma ode de amor à Cidade Maravilhosa.
O livro é composto em dois tempos. Em um dos lados apresentamos a obra original deste genial poeta brasileiro, escrita em castelhano.
E no outro, as belas e fidedignas traduções para a língua portuguesa, feitas pelo poeta e escritor Élio Monnerat Sólon de Pontes.

Trecho extraído da revista 'HOY'  publicado na época do lançamento, em Buenos Aires:
"Recobrando la tradición ibérica de los escritores bilingües, Osvaldo Orico há transmitido directamente al castellano inspiración que dictó esta preciosa "Ruta Sentimental de la ciudad de Rio de Janeiro."

La Carioca 
Lo que tienes... Lo que eres... Imposible
Traducir del aroma de una rosa, 
Lo que, seguramente, es indecible:
- Chispa de carne, flor maravilhosa

 Te dirán que eres rica e irresistible,
Yo diré que eres grácil y amorosa,
Saudade de una tierra misteriosa
Y, como la saudade, intraducible.

Flor sensitiva oreada por los besos
De tres recuerdos que quedaron presos
En tu figura elástica y sensual;

Con el que la guitarra portuguesa
Puso una cuerda en la naturaleza
Para cantar la gracia tropical.

__________

A Carioca

O que és, o que tens? - É impossível
Descrever o aroma de uma rosa,
O que, seguramente, é indescritível:
- Chispa de carne, flor maravilhosa!

A ti dirão que és rica e irresistível,
Eu te direi que és grácil e amorosa,
Saudade de uma terra misteriosa
E tal como a saudade irresistível.

Sensitiva marcada por beijos
De três recordações, de três desejos.
Em tua figura elástica e sensual;

Com que pôde a guitarra portuguesa
Estender corda sobre a natureza
Para cantar-lhe a graça tropical!

Dados da Obra: 
Roteiro Sentimental do Rio de Janeiro / Ruta Sentimental de Rio de Janeiro. Osvaldo Orico. Tradução Élio Monnerat Solón de Pontes. Editora Muiraquitã
14x21 cm
110 páginas
R$20,00
ISBN 857543048-3
____________________

Para participar do sorteio é muito fácil:
Basta você estar em território nacional, seguir este blog, seguir a editora no twitter: http://twitter.com/ed_muiraquita e comentar neste post o que te encanta no Rio de Janeiro? Qual o seu roteiro sentimental do Rio de Janeiro?
Estaremos sorteando três livros! Participe!
O sorteio será feito no dia 15 de maio.

8 comentários:

  1. Não poderia deixar de ser os pontos turisticos como o Cristo Redentor e o Pão de Açucar.
    Não diria um roteiro sentimental mas as duas visitas que fiz...
    A primeira com 15 anos fiquei hospedada na casa de amigos no Bairro da Lapa onde conheci a praia de Copacabana..o Aterro do Flamengo os ícones do RJ já mencionado acima...
    A segunda já com 19 anos fiquei um pouquinho mais longe fui para Jacarepaguá..mas vinhamos ao Centro do Rio de "Frescão" para passear no Leblon...Barra da Tijuca...Zoológico.
    Realmente muito boa as duas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, meu roteiro sentimental...
    São tantos... Minha cidade é linda!
    A pedra da Gávea, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as Praias...

    bj

    ResponderExcluir
  3. O que me encanta no Rio são os contrastes: entre o antigo, modernos e pós-moderno, entre o arranha-céu e o sobrado oitocentista, entre a favela e o asfalto, entre a praia bucólica e a barreira de prédios e as montanhas mais atrás, entre os tipos humanos variados que frequentam as democráticas praias... Nenhuma outra cidade do mundo apresenta tantos contrastes.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por me seguir,já estou aqui viu?
    Abração

    ResponderExcluir
  5. O meu roteiro é o Caminho do Bem te Vi na Praia da Urca, o cartão postal do Rio mais lindo, lá se sente as mais bela vibrações, porque aquela imagem é vista no mundo todo.

    ResponderExcluir
  6. Meu roteiro sentimental do Rio de Janeiro começaria na Lapa e como boa turista não poderia deixar de passar pela Barra da Tijuca,Pedra da Gávea e Cristo Redentor.
    O Rio é tão lindo que citar um roteiro é o mesmo que excluir outros e seria injusto diante de tanta beleza ,mas gosto especialmente dos lugares citados acima.
    bjos
    Izabel

    ResponderExcluir
  7. Oi gente querida, também fiquei com vontade de comentar sobre o meu roteiro sentimental do Rio de Janeiro, já que ele é tão verdadeiro e cheio de sentimentos bons, que guardei no coração pra sempre! Eu amo o Rio! Casei em Niterói e fui morar na Rua do Russel, lugar inesquecível! Ali nasceram duas filhas, cariocas da gema, lindas de viver! Na frente do prédio o monumento do S. Sebastião, padroeiro da cidade. Ao lado o Hotel Glória, com todo glamour da sua arquitetura. Olhando pro alto, o Outeiro da Glórias, onde, foram batizadas as duas filhas. E ainda, os jardins do arquiteto-paisagista Burle Marx (Aterro do Flamengo), carinhosamente a extensão da nossa casa, nos finais de semana. E pra finalizar, toda exuberância do mar e seus contornos, beijando o morro da Urca. Foi uma delícia criar minhas filhas nesse lugar!

    ResponderExcluir
  8. Eternamente RIO. Poderia, simplesmente,apenas com essa palavra, descrever o meu roteiro sentimental do Rio de Janeiro. Vivo numa eterna paixão por essa cidade, que de maneira louca e avassaladora contagia as pessoas que são agraciadas em conhecê-la! Povo alegre, descontraido, contagiante, que vai do calçadão aos bares no Leblon com a mesma desenvoltura!Quando estou no Rio, me sinto mais leve, mais bonita, mais alegre, mais feliz! Porque é essa a sensação que a cidade me transmite, porque assim ela é!Abençoada pelo Cristo que de braços abertos acolhe a todos e por sua beleza natural, com um mar nunca visto igual, eu posso dizer: I♥RIO! Aninha

    ResponderExcluir