27 de jun. de 2012

Não Desista de Nós, Professora!!!


Não Desista de Nós, Professora!
A realidade, muitas vezes, veste-se com os tecidos da ficção, porém, nenhum tecido ficcional consegue esconder a realidade crua.

Mariza Magalhães, professora de química, apaixonada por sua profissão, sempre buscou dar sua contribuição à educação escolar, tanto para educandos como para educadores. Assim foi com o livro Técnicas Criativas para Dinamizar Aulas de Química (focando os educadores), e com o livro Tudo que você faz Diariamente tem a ver com Química (focando os alunos), ambos sob o selo da Editora Muiraquitã.
Em Não Desista de Nós, Professora! Mariza apresenta aos leitores casos verídicos sobre o nem sempre harmonioso relacionamento professor-aluno. Os nomes bizarros dos personagens foram criados com base na nomenclatura dos elementos da tabela periódica e das substâncias químicas.
São apresentadas vinte histórias que abordam fatos vividos nas escolas e que refletem a realidade social tais como violência doméstica, influência do tráfico de drogas e armas nas comunidades e assédio sexual, sem contar com a crescente carência afetiva que o mundo tem experimentado.
Num momento em que a educação sofre e agoniza pela falta de atenção, cuidado e respeito, a luta dos professores cônscios e corretos é, muitas vezes, desumana e desigual. E é neste contexto que a autora, sob o véu da ficção, apresenta muitas realidades. Algumas doces e cativantes outras duras e dolorosas.
Embora pareça uma narrativa seriada sobre a vida profissional de uma educadora, os objetivos da obra são: evidenciar concretamente os desafios diários porque passam os professores no exercício de suas profissões; e incentivar os novos educadores para que não desistam de sua árdua, bonita e indispensável missão de educar.

Certo dia, sentados na murada da praia, a professora de Química lembrou-lhes que estavam próximos de seus trinta anos e que, talvez, a vida acabaria por afastá-los dela. Os dois amigos olharam-se surpresos. Cico logo respondeu que dificilmente aquilo aconteceria, pois ela os conhecia mais que eles mesmos. Dido, contudo, ficou calado. Quando, no fim do dia, a professora os conduziu a seus carros, para que retornassem a seus lares, Escândido encarou seriamente a educadora, abraçou-a, beijou-lhe a face e disse “você sempre foi o nosso guru, portanto, não desista de nós, professora!”.

Ficha Técnica:
Autora: Mariza Magalhães
ISBN: 978-85-7543-118-4
Gênero: Biografia. Educação
Formato: 14x21cm
Páginas: 64
Preço de capa: R$25,00


Sobre a autora:
Mariza Magalhães nasceu no bairro do Andaraí, cidade do Rio de Janeiro, no primeiro mês do ano de 1956. Sua escolaridade teve início em um colégio católico tradicional, o Santo Antônio, em Duque de Caxias. Todo o restante de sua vida escolar, incluindo o mestrado em Geociências, se deu em escolas públicas. Atualmente trabalha como professora de Química, na rede estadual de ensino.

Obras Publicadas:
 “Técnicas Criativas Para Dinamizar Aulas de Química”, 2ª edição, Niterói, Edições Muiraquitã, setembro de 2009, durante a Bienal do Livro/RJ.
“Datas Festivas? Comemore com Química!”. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2008.
“Tudo o que você faz tem a ver com Química”, 2ª edição, São Paulo, Editora Livraria da Física, 2007.
“Experiência de quase morte”, na Antologia “O Perfume da Palavra III”, Edições Muiraquitã, a ser publicado em novembro de 2011
“Química para dois: Conteúdo contextualizado, entendimento desejado”, um dos quatro selecionados no “Edital Didáticos Eduff 2010” a ser publicado em meados de 2012. Entre outros.

Um comentário: