23 de nov de 2012

Lançamento livro: Diretas Jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe".


LIVRO ANALISA A REDEMOCRATIZAÇÃO PELO OLHAR DO CARTUNISTA HENFIL
Através de levantamento das colunas "Cartas da mãe", obra analisa a contribuição do desenhista no processo de transição

O cientista político e cartunista Márcio Malta (Nico), está lançando o seu segundo livro sobre o desenhista Henfil. Na obra "Diretas Jaz"(Ed. Muiraquitã) o autor analisa a transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é” de 1977 a 1984. O trabalho  acompanha por meio do olhar do desenhista os esforços da sociedade civil e política para restituir a democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas já e a eleição indireta  do Presidente da República Tancredo Neves através do Colégio Eleitoral. Conjugando referenciais teóricos, históricos e o uso de fontes primárias, a pesquisa se debruça sobre a maneira conservadora que se deu a transição brasileira, utilizando categorias analíticas e o discurso gráfico e verbal construído por Henfil nas “Cartas da mãe”. Um dos objetivos é  ressignificar o papel de atores políticos, muitas das vezes esquecidos, ou relegados a planos secundários. Um exercício de memória para evitar que páginas da nossa história caiam no esquecimento.

O que eram as cartas da mãe:
As "cartas da mãe", objeto central do livro,  foram colunas publicadas pelo cartunista Henfil na revista "Isto é" no período de 1977 a 1984. Em bilhetes para sua mãe, D. Maria, a princípio singelos, o humorista mineiro satirizava a longa transição da ditadura para a democracia no Brasil. O "irmão de Betinho" foi decisivo nos rumos dos dois principais episódios em questão, a luta pela anistia e o movimento pelo retorno das eleições livres, as "Diretas já", batizado pelo desenhista nas páginas do jornal "O Pasquim". Através da combinação de textos e desenhos radicais, o leitor poderá acompanhar cada passo desse período histórico, decisivo para compreender o momento atual que vivemos.


SOBRE O AUTOR

Márcio Malta (Nico) nasceu em 1982, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Como cartunista iniciou a carreira colaborando em órgãos de movimentos sociais. Na imprensa, merece destaque sua passagem pelo jornal "O Pasquim 21", capitaneado pelo mestre Ziraldo. Suas obras já estiveram presentes em diversos festivais nacionais e internacionais de humor, sendo publicado e exposto por diversas oportunidades.Autor do livro de charges "E Agora Lula?" ( 2006) e da biografia "Henfil - o humor subversivo" (2008), livro vencedor do "Troféu HQ MIX", como Melhor Livro Teórico. Conjuga seus dotes artísticos com a formação acadêmica. Atualmente é professor de Antropologia, Sociologia e Ciência Política da UniLasalle-Rj. Doutor em Ciência Política (UFF), com a pesquisa que originou o presente livro. Mestre em Ciência Política (UFRJ), tendo desenvolvido pesquisa sobre charges do Jeca Tatu e a identidade nacional em Monteiro Lobato. Formado em Ciências Sociais (UFF), foi ainda professor da rede pública estadual (RJ). Mantém uma página na internet, onde publica seus trabalhos: www.mundoemrabisco.com.



EDITORA MUIRAQUITÃ
ISBN978-85-7543-127-6
Páginas: 168
Preço de capa: 35,00

Lançamento e Sessão de Autógrafos
Data: 29 de novembro. Hora: 19:30.
Local: Livraria Portinari.
Endereço: Galeria de Arte La Salle (térreo). Unilasalle-RJ. 
Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói.