8 de jan. de 2013

NOS 25 ANOS DA MORTE DO CARTUNISTA HENFIL, PALESTRA E LANÇAMENTOS RESGATAM A CONTRIBUIÇÃO DO ARTISTA PARA A REDEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA


Palestra na ABI será seguida de lançamento do livro "Diretas jaz", de Márcio Malta e da agenda do Instituto Henfil 2013, organizada pelo herdeiro do artista.

            Por ocasião dos 25 anos da morte do cartunista Henfil, que morreu no dia 04 de janeiro de 1988, a Associação Brasileira de Imprensa será palco de uma palestra, seguida de lançamentos de livro e agenda que abordam a obra do desenhista mineiro. A palestra em 14 de janeiro será proferida pelo cientista político e cartunista Márcio Malta, o Nico), que está lançando o livro "Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe" (Editora Muiraquitã).
            A palestra será feita no espaço do Modecon (Movimento em defesa da economia nacional), grupo que se reúne mensalmente no espaço da ABI e foi fundado pelo jornalista Barbosa Lima Sobrinho no final da década de 80. A comunicação focará na transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é” de 1977 a 1984. Será descrita a contribuição do desenhista para o restabelecimento da democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas já e a eleição indireta  do Presidente da República Tancredo Neves através do Colégio Eleitoral. Um dos objetivos é ressignificar o papel de atores políticos, muitas das vezes esquecidos, ou relegados a planos secundários. Um exercício de memória para evitar que páginas da nossa história caiam no esquecimento.
            Além do livro, aqueles que comparecerem ao evento poderão adquirir a já tradicional agenda do Instituto Henfil, que está em seu terceiro ano consecutivo. O anuário foi organizado pelo herdeiro de Henfil, o produtor cultural Ivan Cosenza de Souza.


Serviço:
Palestra seguida de lançamento do livro: Diretas jaz: o cartunista Henfil e a redemocratização através das "cartas da mãe", de Márcio Malta (Nico).
Páginas: 167
Preço: 30,00
Data: 14 de janeiro. Hora: 17:30.
Local: ABI.
Endereço: r. Araújo Porto Alegre, 71, 7º-Sala Belisário de Souza. Centro, Rj.
Contato:  malta.marcio@gmail.com / 99375071
* As agendas do instituto Henfil também custam R$ 30,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário