22 de ago. de 2013

Programação da Editora Muiraquitã na Bienal


Niterói marca presença na Bienal do Livro
  
Pela quarta vez consecutiva, a produção literária da cidade estará representada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que este ano acontece de 29 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro. O espaço Letras de Niterói congrega seis editoras: Imprensa Oficial, Niterói Livros, Editora da UFF, Nitpress, Intertexto e Muiraquitã, além da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Município, que, juntas, homenageiam e promovem os escritores locais. Nos anos anteriores, os editores niteroienses chegaram a realizar quase 10% dos eventos da Bienal, dentro de um universo de mais de trezentos expositores. Nesta edição, o estande estará localizado na Rua R do pavilhão 4 (verde).  

Confira, a seguir, a programação da Edições Muiraquitã.

  • Dia 31 de agosto (Sábado)
13 horas Lançamento da Antologia O Perfume da Palavra Vol IV.
Descrição: A Antologia de Poesias, contos e crônicas, marca registrada da Editora Muiraquitã, conta com a participação de 17 autores e 5 jovens escritores. Organizadoras: Labouré Lima e Roberta de Souza. Os autores da Antologia, na ocasião, estarão autografando outros títulos, publicados pela Editora Muiraquitã
13:30 horas: Lançamento do livro Meninas de 30. A Louca Vida (nem tão diferente) de mulheres balzaquianas do Século XXI, da jornalista Roberta de Souza
Descrição: A jornalista e escritora Roberta de Souza lança seu primeiro livro solo. Recebido com alegria pelos leitores Niteroienses, a obra alça seu maior voo nesta Bienal.
Meninas de 30 é um livro leve e descontraído que retrata através de crônicas bem humoradas façanhas de balzaquianas dos dias atuais. Mulheres meninas cheias de brilho e também repletas de angústias tão comuns no mundo contemporâneo.
13:40 horas: Lançamento do livro O Templo, da escritora e pianista Lieda Sobrosa.
Descrição:  A escritora e pianista Lieda Sobrosa, publica seu quinto livro de poemas espiritualistas e humanitários, sob o selo da editora Muiraquitã. Levando ondas de amor, respeito, fé e caridade a autora envolve o leitor em sua bela e cristalina escrita.


  • Dia 01 de Setembro (Domingo)
13 horas: Lançamento do livro infantil O Macaco, A Onça e O Vento, do autor Carlos Taím.
Descrição: O autor Carlos Taim, com seu verso ritmado encanta os pequenos leitores com sua linda obra. Um mistério a ser desvendado. Nem o Papagaio, nem a Coruja saberiam explicar o que aconteceu. Foi Simão ou foi o vento?

13:30 horas: Lançamento do livro Uma Aventura nas Lembranças da Cidade Sorriso, 3ª Edição
Descrição: A obra, escrita pela professora Maria da Conceição Vicente de Almeida, em sua terceira edição, adotada por escolas niteroienses e indicada, com louvor, como um dos melhores livros extracurriculares, apresenta aos pequenos leitores uma Niterói desconhecida, antiga e cheia de encanto. 
 
17 horas: Lançamento do livro A Veil of Histories, da escritora Neusa Failace.
Descrição: A escritora Neusa Failace apresenta um livro cheio de encantos. Pequenos contos em inglês e português, que enlevam e adoçam a leitura de jovens, adultos e adolescentes.

17:30 horas: Lançamento do livro Madalenenses Adotivos, dos autores Neusa Feijó e Salvador Mata e Silva.
Descrição: O historiador Salvador Mata e Silva e a escritora Neusa Feijó, conquistam mais um sucesso de parceria. A obra esboça e ilustra a vida de ilustres figuras erradicadas em Santa Maria Madalena, cidade do interior do Rio de Janeiro.


  • Dia 5 de setembro (quinta-feira)
17 horas: Lançamento do Livro Diretas Jaz. O Cartunista Henfil e a redemocratização através das “Cartas da Mãe”.
Descrição: O autor Marcio Malta analisa a transição da ditadura para a democracia através das “Cartas da mãe”, publicadas por Henfil na revista “Isto é” de 1977 a 1984. O trabalho  acompanha por meio do olhar do desenhista os esforços da sociedade civil e política para restituir a democracia no Brasil, percorrendo desde a luta pela anistia, o movimento pelas Diretas já e a eleição indireta  do Presidente da República Tancredo Neves através do Colégio Eleitoral.


  • Dia 07 de setembro (Sábado)
13 horas: Lançamento do livro Babuska. Poemas e Contos. De Menina a Eros.
Descrição: A escritora Sheila Nunes, em sua obra de estreia, apresenta toda volúpia e todo encanto do discreto erotismo de seus personagens através de contos e poemas, que envolvem o leitor desde a primeira página.

15 horas: Lançamento do livro Cinema como Arte. As técnicas da linguagem audiovisual.
Descrição: O livro, escrito pelo renomado cineasta Rudolf Arnheim e traduzido no Brasil pelo jornalista Marco Bonetti, oferece um impecável registro histórico do momento em que o cinema sonoro mais precário serviu como ponta de lança da indústria cultural para promover um massacre contra a produção cinematográfica mais sofisticada dos anos de 1920 e 1930, pondo fim ao período de ouro do cinema mudo.


  • Dia 08 de setembro (Domingo)
14 horas: Lançamento do livro Prosas e Versos em Educação Física.
Descrição: Organizado pelos escritores José Ricardo da Silva Ramos e Roberta Jardim Coube. A obra une exercício físico e literatura de forma encantadora. Com prosas e versos leves e descontraídos, o livro apresenta um novo olhar sobre a educação Física.

16 horas: Lançamento do livro Por Trás dos Alambrados.
Descrição: O autor e amante de futebol, Sérgio Gomes, em crônicas engraçadas e leves, apresenta aos leitores cenas de seu cotidiano e de seus amigos. Onde o riso certo e a boa prosa são ingredientes garantidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário