28 de jul. de 2014

Ariano, o Capitão Suassuna, vive no meu imaginário. Por Fabiana Ratis.



Fonte da imagem: rotanet.com.br
UM HOMEM VESTIDO DE SOL 

 "Na primeira manhã / que te perdi / acordei mais cansado / que sozinho / eu cruzei ruas, estradas e caminhos / como um bumba-meu-boi sem capitão..." 

Alceu Valença, peço licença para externar, através do seu verso, o ser tão sozinho que eu me senti, com a ausência do Capitão Suassuna. A primeira vez que o vi e o ouvi foi numa sala de aula, da Universidade Federal de Pernambuco. Encantada com o seu jeito de prosear, nos anos 80 de minha adolescência, lamentei não ser sua aluna, naquela disciplina de História da Arte. Já seria uma espécie de aula-espetáculo? Talvez. Falava dos gregos, viajava por entre os séculos, 'apoiado nas asas de Ícaro', com o devido cuidado para não voar baixo demais ou tão perto do sol... As asas não poderiam derreter antes que o Capitão Suassuna cumprisse integralmente a sua missão. Discorrer sobre sua capacidade intelectual é chover no molhado. Os jornais estão repletos de cadernos especiais sobre suas obras e eu não sou uma especialista delas. Porém, a dimensão humana que se desprendia de muitos de seus personagens sempre me impressionou. E o Movimento Armorial, surgido na década de 70, foi excepcional. Deixou sementes na música, na dança, no teatro, nas artes plásticas. Convivo com esse repertório até hoje: a cultura popular genuína revestida de uma roupagem erudita, sem descaracterizá-la. Viveu uma vida bem vivida de A a Z: ARIANO encontrou a sua amada ZÉLIA, a LUZ DE SEUS OLHOS DE MENINO, a quem devotou todo o seu amor. Sofri com a sua partida súbita, inesperada; mas só posso imaginar que foi um descuido: as suas asas devem ter derretido por ter chegado tão perto do Sol! E assim, de tão iluminado, esse homem querido por uma legião de admiradores foi ao encontro de Nossa Senhora: "UMA MULHER VESTIDA DE SOL" - uma de muitas das suas belíssimas obras adaptadas para a televisão. Ariano, o Capitão Suassuna, vive no meu imaginário. 

@fabianaratisBR 
(Fabiana Ratis é Pós-graduada em Jornalismo e Crítica Cultural) 

N.E. Conforme solicitação da autora: "as letras estão coloridas em função das cores da bandeira da Paraíba e do time do coração de Ariano: O Sport Clube do Recife." 

Fonte da imagem: esporte.band.uol.com.br

A última aula espetáculo. Imagem pública.
Ariano e Zélia - "a luz dos seus olhos de menino"
Fonte da imagem: UOL

12 comentários:

  1. Nem sei o que dizer, @laboure_lima! Emocionadíssima com a postagem e o seu cuidado em selecionar as fotos que só acrescentaram ao texto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem a Suassuna Fabiana. Parabens pelas belas palavras.

    ResponderExcluir
  3. A edição ficou belíssima, alternando as fotos coloridas e em preto-e-branco!

    ResponderExcluir
  4. Como você surpreendeu e me deixou feliz, Mikinha! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Fabiana Ratis! Nos sentimos honradíssimos com o envio do seu texto, trazendo essa linda homenagem ao "Cavaleiro do Sertão", Ariano Suassuna. A ele, nossa eterna saudade.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Miyuki por nos prestigiar com seu comentário. Ariano Suassuna se eternizou em nosso coração.

    ResponderExcluir
  7. Já havia me deliciado com o texto, com as imagens eu me senti " vivendo " Suassuna. Parabéns !
    Su Paes

    ResponderExcluir
  8. Poeticamente flui o texto de Fabiana, numa homenagem emocionada mas, ao mesmo tempo, informativa sobre a pessoa e a obra do Mestre. Gratidão...

    ResponderExcluir
  9. Suzi, obrigada! Ariano é como um fragmento de aroma cultural pairando no ar que nos remete às vivências dele, como dramaturgo, escritor e poeta, e nos leva ao nosso interior também!

    ResponderExcluir
  10. Texto e fotos maravilhosos! Ariano viverá sempre conosco. Parabéns, Fabiana!
    Virginia Leal

    ResponderExcluir
  11. Linda homenagem, Fabiana Ratis! A postagem ficou maravilhosa, parabéns também para a Editora Muiraquitã! Ariano Suassuna ficará sempre na nossa memória e coração. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Caríssima escritora, poetisa e Mestra Sonia Salim é uma alegria ter seu comentário em nosso blog. Realmente, a Fabiana Rattis foi muito feliz na construção literária da sua homenagem ao inesquecível Ariano Suassuna. Ele merece todas honras do segmento literário porque ele deixou grandes contribuições para a nossa literatura. Muito obrigada Sonia, volte sempre!

    ResponderExcluir