A Genealogia do Piano
O desenvolvimento das escolas pianísticas no mundo
O desenvolvimento da música está profundamente
atrelado à invenção do piano pelo italiano Bartolomeo Cristofori, no século
XVIII. Paralelamente ao desenvolvimento do instrumento, também foi desenvolvida
sua própria técnica de execução e nasceram então as escolas pianísticas no
mundo. A obra apresenta essas escolas pianísticas através dos grandes pianistas
e legendários professores, desde Mozart, Clementi, Beethoven, passando por Czerny,
Liszt, Thalberg, Leschetizky, Anton Rubinstein, Chopin… até nossos dias.
O livro
segue a Genealogia, que permite conhecer as correntes da execução pianística,
identificando as principais características de cada escola através de seus
líderes, mediante árvores genealógicas com ramificação cronológica.
São 13 as
árvores genealógicas e uma árvore genealógica global, as quais sintetizam as
tendências das escolas pianísticas no mundo no que se refere à técnica,
tradição e interpretação, com uma abordagem de síntese entre a técnica e a
interpretação.
São
apresentadas as escolas pianísticas na Europa (Alemanha, Áustria, França,
Hungria, Polônia, Espanha, Portugal, Inglaterra, Rússia, Itália), Oriente,
Estados Unidos, Canadá e América Latina, com destaque especial para o Brasil.
O CD que acompanha o livro ilustra seu conteúdo com gravações realizadas em renomadas salas e com prestigiosas orquestras.
O CD que acompanha o livro ilustra seu conteúdo com gravações realizadas em renomadas salas e com prestigiosas orquestras.
Dados
técnicos:
Autores: Lícia Lucas e Marne Serrano
ISBN 978-85-7543-105-4
Gênero: Música
Formato: 16x23cm
Páginas: 256
Acompanha 1 CD com músicas
Preço de
capa: R$60,00
Programação de apresentação dos autores Marne
Serrano e Licia Lucas na XV Bienal do Livro – Estande Letras de Niterói:
- 07/09 – Quarta-feira
14 horas:
Lançamento do livro A Genealogia do Piano.
O
estande Letras de Niterói ficará
localizado na Avenida Orígenes Lessa, Q. – Pavilhão 4 – Verde.
Sobre os autores:
LICIA LUCAS
Pianista e concertista internacional, nascida no
Brasil, em Itu, São Paulo. Começou os estudos de piano em família com Nayl
Cavalcante Lucas e Neida Cavalcante Montarroyos, diplomando-se na Escola
Nacional de Música. No Brasil estudou com Homero Magalhães, discípulo de Alfred
Cortot e na Itália, no Conservatório de Santa Cecília de Roma com Vincenzo
Vitale, descendente artístico de Thalberg e de Cesi, este último que, a convite
de Anton Rubinstein, foi Diretor da escola pianística do Conservatório de São Petersburgo.
Sua educação musical foi aperfeiçoada com Bruno Seidlhofer e Hans Graf da
escola vienense, bem como no Mozarteum de Salzburg com Renzo Silvestri.
Iniciou sua carreira ao ganhar o primeiro lugar no
Concurso para solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira e conquistando na
Itália Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Vercelli, concedida por
Arturo Benedetti Michelangeli, sendo a mais jovem de todos os concorrentes.
Desde então tem-se apresentado com mais de 50 orquestras sinfônicas da Europa,
Estados Unidos e América Latina.
Na Rússia, em 2003, atuou como solista convidada da
Orquestra do Teatro da Ópera e do Ballet do Conservatório de São Petesburgo.
Durante quatro anos, Licia Lucas foi Coordenadora
do Departamento de Música Clássica do Ministério da Cultura da Nicarágua e
Chefe da Cátedra de Piano da Escola Nacional de Música de Manágua.
No Brasil, Licia Lucas desenvolve intensa atividade
pedagógica, é membro Titular da Academia Nacional de Música e membro do Comité
D’Honneur da Fundação João de Souza Lima.
MARNE SERRANO CALDERA
Doutor em Engenharia Eletrônica pela Universidade
de Roma e MSc. em Telecomunicações pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE)
de São José dos Campos, onde implementou numerosos projetos, entre os quais a
estação brasileira para o satélite ERTS de recursos terrestres, que foi
apresentado e realizado em colaboração com a NASA (Administração do Espaço e
Aeronáutica dos Estados Unidos).
Vem desenvolvendo projetos de engenharia
acústica. Desde 1974 exerce atividades de
Agenciamento Artístico de Produção Cultural, acompanhando e supervisionando o
processo de produção de gravações de música clássica. Sua atividade técnica e
no setor musical se realiza em mais de 20 países.
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