30 de ago. de 2011

Lançamento Não Desista de Nós, Professora!!

Não Desista de Nós, Professora!
A realidade, muitas vezes, veste-se com os tecidos da ficção, porém, nenhum tecido ficcional consegue esconder a realidade crua.

Mariza Magalhães, professora de química, apaixonada por sua profissão, sempre buscou dar sua contribuição à educação escolar, tanto para educandos como para educadores. Assim foi com o livro Técnicas Criativas para Dinamizar Aulas de Química (focando os educadores), e com o livro Tudo que você faz Diariamente tem a ver com Química (focando os alunos), ambos sob o selo da Editora Muiraquitã.
Em Não Desista de Nós, Professora! Mariza apresenta aos leitores casos verídicos sobre o nem sempre harmonioso relacionamento professor-aluno. Os nomes bizarros dos personagens foram criados com base na nomenclatura dos elementos da tabela periódica e das substâncias químicas.
São apresentadas vinte histórias que abordam fatos vividos nas escolas e que refletem a realidade social tais como violência doméstica, influência do tráfico de drogas e armas nas comunidades e assédio sexual, sem contar com a crescente carência afetiva que o mundo tem experimentado.
Num momento em que a educação sofre e agoniza pela falta de atenção, cuidado e respeito, a luta dos professores cônscios e corretos é, muitas vezes, desumana e desigual. E é neste contexto que a autora, sob o véu da ficção, apresenta muitas realidades. Algumas doces e cativantes outras duras e dolorosas.
Embora pareça uma narrativa seriada sobre a vida profissional de uma educadora, os objetivos da obra são: evidenciar concretamente os desafios diários porque passam os professores no exercício de suas profissões; e incentivar os novos educadores para que não desistam de sua árdua, bonita e indispensável missão de educar.

Certo dia, sentados na murada da praia, a professora de Química lembrou-lhes que estavam próximos de seus trinta anos e que, talvez, a vida acabaria por afastá-los dela. Os dois amigos olharam-se surpresos. Cico logo respondeu que dificilmente aquilo aconteceria, pois ela os conhecia mais que eles mesmos. Dido, contudo, ficou calado. Quando, no fim do dia, a professora os conduziu a seus carros, para que retornassem a seus lares, Escândido encarou seriamente a educadora, abraçou-a, beijou-lhe a face e disse “você sempre foi o nosso guru, portanto, não desista de nós, professora!”.
  
Ficha Técnica:
Autora: Mariza Magalhães
ISBN: 978-85-7543-118-4
Gênero: Biografia. Educação
Formato: 14x21cm
Páginas: 64
Preço de capa: R$25,00

Sobre a autora:
Mariza Magalhães nasceu no bairro do Andaraí, cidade do Rio de Janeiro, no primeiro mês do ano de 1956. Sua escolaridade teve início em um colégio católico tradicional, o Santo Antônio, em Duque de Caxias. Todo o restante de sua vida escolar, incluindo o mestrado em Geociências, se deu em escolas públicas. Atualmente trabalha como professora de Química, na rede estadual de ensino.

Programação de apresentações da autora Mariza Magalhães na XV Bienal do Livro – Estande Letras de Niterói:
ü  06/09 – Terça-feira
14 horas: Caravana Literária. Roda de autores. Leitura de textos e poesias. Dinâmica com experiências químicas. Do livro Técnicas criativas para dinamizar aulas de química.
ü  08/09 – Quinta-feira
13 horas: Caravana Literária. Roda de autores. Leitura de textos e poesias.
Lançamento do livro Não Desista de Nós, Professora.
ü  10/09 - Sábado
12 horas: Caravana Literária. Roda de autores. Leitura de textos e poesias.
Lançamento do livro Não Desista de Nós, Professora.

O estande Letras de Niterói ficará localizado na Avenida Orígenes Lessa, Q. – Pavilhão 4 – Verde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário