2 de set. de 2011

Programa de sábado (03/09) e atualização diária até 11 /09 Editora Muiraquitã na XV Bienal do Livro


  • 03/09 – Sábado:

12 horas: Caravana Literária. Lançamento do livro Serestas & Seresteiros, de Paulo costa.
Resumo: O livro descreve a história de consagrados compositores e cantores que durante décadas fizeram da canção o instrumento de alegria e esperança de um povo.
“O trabalho de Paulo Costa (...) configura o diálogo entre as suas memórias de seresteiros e a responsabilidade com que comunga e expõe seus amorosos interesses pela música de serestas.” – Marcus Alexandre Motta



12 horas: Lançamento do livro Benedicto Lacerda – E a Saudade Ficou. De Jadir Zanardi.
Resumo: A construção da memória de um povo se dá pela atuação de seus filhos e cidadãos. Na obra, está toda a luta e a trajetória de Benedicto Lacerda para se tornar um ícone da música popular brasileira.







13 horas: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Shalla M´Bembe. Nobre na Savana e na Senzala. De Geraldo Aymoré Junior.
Resumo: O livro conta a história do príncipe Shalla M´Bembe que foi capturado de sua tribo, na África Oriental, e trazido ao Brasil colônia na condição de escravo. O autor começou a escrever esta obra em 2001 a partir de imagens das obras de Jean Baptiste Debret e Joahann Moritz Rugendas.

Atualização do nosso programa na Bienal do Livro 2011 


    04/09 – Domingo
14 horas: Caravana Literária. Lançamento do livro Nossas Vidas, Nossos Valores. De Maria do Socorro Brito Machado. Com atividades para jovens e adultos e sessão de autógrafos.
Resumo: As dinâmicas de grupo proporcionam maior leveza entre os núcleos, pequenos ou grandes. Permitem também, o surgimento de um novo olhar dos participantes sobre si mesmos, sobre o grupo e sobre cada indivíduo. As dinâmicas despertam sentimentos mais aproveitáveis dentro de uma sociedade ou empresa, como aceitação, compreensão, simpatia e paciência.
“Há uma relação íntima entre a educação em valores e o sentido que damos à vida.”


15 horasCaravana Literária. 


     

05/09 – Segunda-feira
12 horas: Oficina do livro infantil Alice e o Mistério da Casa Verde,
com a dinamizadora e autora Neide Graça.







13 horas: Leitura de textos e poesias.   
Lançamento do livro GirassolRubens Ararigbóia (Org. Maria Auxiliadora Baptista)
Resumo: A poesia de Rubens de Aragboia gira em torno dos eternos conflitos entre o corpo e a alma e as imposições que a vida nos apresenta.

                                   
 06/09 – Terça-feira
14 horas: Caravana Literária. Roda de autores. Leitura de textos e poesias. Dinâmica com experiências químicas. Do livro Técnicas criativas para dinamizar aulas de químicaDa autora Mariza Magalhães.
Resumo: A obra oferece ao professor, através de um enfoque interdisciplinar da Química, algumas sugestões não apenas para dinamizar as aulas, mas também contextualizá-las, com o intuito de aumentar o interesse dos estudantes.

15 horasCaravana Literária. Roda de autores.
Leitura de textos, mesa redonda sobre (e com MUITA) poesia. Capitaneada pelo poeta Rodrigo Santos, integrante do movimento artístico “Uma Noite na Taverna” e autor de “Máscaras sobre Rostos Descarnados” Editora Muiraquitã, Niterói, 2003, e do romance “Mágoa”, lançado em outubro de 2010 pela Fábrica de Livros. Professor de Português e Literatura, Rodrigo vem batalhando pela cultura em sua cidade, São Gonçalo, com o evento “Uma Noite na Taverna”, há 8 anos, desmistificando a ideia de que a poesia é arte hermética, para iniciados, e levando uma média de público de 120 pessoas ao SESC São Gonçalo todos os meses.
Participarão ainda da mesa redonda poetas convidados da editora, que falarão sobre as dificuldades em lançar um livro de poesias no panorama editorial e mercadológico atual.

                                        
 07/09 – Quarta-feira
11 horas: Lançamento do livro O Dia e a Magia de Lieda Sobrosa.
Resumo: A poesia de Lieda Sobrosa vislumbra o futuro, onde, ela acredita, que uma Nova mentalidade irá conduzir a vida humana na Terra. A autora tem o dom de transformar a poesia em fio condutor de boas energias, vibrações, emoções e ideias de renovação. 
                                                                                 









 07/09 – Quarta-feira 
14 horas: Lançamento do livro
A Genealogia do Piano.
Dos autores Lícia Lucas e Marne Serrano.
Resumo: O livro segue a Genealogia, que permite conhecer as correntes da execução pianística, identificando as principais características de cada escola através de seus líderes, mediante árvores genealógicas com ramificação cronológica.



15 horas: Palestra 
"O que se faz por amor está sempre além do bem e do mal"
Lançamento do livro Nietzsche – Além do Ocidente. Do escritor italiano Luciano Arcella.
Resumo: O autor apresenta um foco particular sobre a ideologia de deste pensador. Além de exprimir a possibilidade atual deste mesmo pensamento.Utilizando uma análise histórico-cultural, onde Nietzsche é posto na linha de um pensamento coerente que, a partir dele, chega a Oswald Spengler, Ernst Jünger, Gottfried Benn e Julius Evola, autores que compartilham a visão de um futuro polissêmico.

                                         
08/09 – Quinta-feira
13 horas: Caravana Literária. Roda de autores. Leitura de textos e poesias.
Lançamento do livro Não Desista de Nós, Professora! Da autora Mariza Magalhães.
Resumo: Esse livro mostra casos verídicos sobre o nem sempre harmonioso relacionamento professor-aluno. A autora é a própria professora de Química, citada em cada situação, ao longo de seus trinta anos de magistério.

 

 09/09 – Sexta-feira
14 horas: A Caravana Literária recebe os convidados Prof.  Maurício Pinto Peixoto e Dra. Teresa(Psicóloga), para realizar a sessão interativa: O Livro Como Portal Para o Mundo
Resumo: Neste mundo cada vez mais globalizado é necessário ampliar a visão de mundo e nele agir mais.  Por isto é preciso aprender um mundo novo e para tal utilizar os livros como ferramenta.

    10/09 - Sábado
12 horas: Caravana Literária - Lançamento do livro Não Desista de Nós, ProfessoraDa autora Mariza Magalhães.
Resumo: Esse livro mostra casos verídicos sobre o nem sempre harmonioso relacionamento professor-aluno. A autora é a própria professora de Química, citada em cada situação, ao longo de seus trinta anos de magistério.

18 horas: Palestra
”O que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”
Lançamento do livro Nietzsche – Além do Ocidente. Do escritor italiano Luciano Arcella.
Resumo: O autor apresenta um foco particular sobre a ideologia deste pensador. Além de exprimir a possibilidade atual deste mesmo pensamento.Utilizando uma análise histórico-cultural, onde Nietzsche é posto na linha de um pensamento coerente que, a partir dele, chega a Oswald Spengler, Ernst Jünger, Gottfried Benn e Julius Evola, autores que compartilham a visão de um futuro polissêmico.

                                     
                                      
                                      
11/09 – Domingo
14 horas: Oficina Literária e Lançamento do livro O Sumiço da Caixinha de Alice, com a dinamizadora e autora Neide Graça.
Resumo: Na obra, Alice é retratada pequena. Seus sonhos, suas esperanças e o relacionamento com seu irmão são os focos do volume 2 da série.



Nenhum comentário:

Postar um comentário