4 de out de 2011

Perfil autora Mariza Magalhães


Mariza Magalhães



Professora de Química/Autora

Mariza Magalhães nasceu no bairro do Andaraí, cidade do Rio de Janeiro, no primeiro mês do ano de 1956. Sua escolaridade teve início em um colégio católico tradicional, o Santo Antônio, em Duque de Caxias. Todo o restante de sua vida escolar, incluindo o mestrado em Geociências, se deu em escolas públicas. Atualmente trabalha como professora de Química, na rede estadual de ensino.

Principais qualificações:
·         Professora de Química do Ensino Médio, desde 1980, em escolas particulares e públicas estaduais.
·         Autora de livros, na área de Educação Química, editados tanto pela Editora Livraria da Física/USP (Datas festivas? Comemore com Química! 1ª edição, 2008 e Tudo o que você faz tem a ver com Química,2ª edição, 2007) como pela Editora Muiraquitã (Não desista de nós, professora! 1ª edição, 2011Técnicas criativas para dinamizar aulas de Química, 1ª edição, 2002 e 2ª edição, 2009 e Tudo o que você faz diariamente tem a ver com Química, 1ª edição, 2004) além do vencedor do Edital UFF 2010, categoria Didáticos, a ser lançado em meados de 2012, Química para dois: conteúdo contextualizado, entendimento desejado.
·         Autora de diversos trabalhos tais comoEducação Química X Manchetes de jornais (2008), A Química e o lixo, Química da beleza negra (2008),Varal das drogas (2006) e Artesanato da beleza(2006) dentre vários outros.
 
Formação:
·         Universidade Federal Fluminense
Mestrado em Geociências
Licenciatura em Química.

Experiências profissionais mais recentes:
Professora de Química em turmas de 1ª a 3ª séries do Ensino Médio em:
·         Governo do Estado do Rio de Janeiro:
a) CE Professora Terezinha de Melo Gonçalves, atual CE Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lavôr
b) CE Professora Venina Correa Torres
·         Instituto Nossa Senhora das Dores

Atividades complementares:
          Como parte da divulgação dos trabalhos de minha autoria venho atuando, desde novembro de 1997, em feiras de livros (Bienal do Livro, Bienal do Colégio Salesiano Santa Rosa), jornadas de Educação (promovidas pela Futuro Congressos e Eventos), fóruns (Fórum Mundial de Educação da Baixada Fluminense),encontros (Sociedade Brasileira de Química, Associação Brasileira de Química, Instituto Militar de Engenharia) etc.


Obras Publicadas:
“Técnicas Criativas Para Dinamizar Aulas de Química”, 2ª edição, Niterói, Edições Muiraquitã, setembro de 2009, durante a Bienal do Livro/RJ.
“Datas Festivas? Comemore com Química!”. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2008. 
“Tudo o que você faz tem a ver com Química”, 2ª edição, São Paulo, Editora Livraria da Física, 2007.
“Experiência de quase morte”, na Antologia “O Perfume da Palavra III”, Edições Muiraquitã, a ser publicado em novembro de 2011
“Química para dois: Conteúdo contextualizado, entendimento desejado”, um dos quatro selecionados no “Edital Didáticos Eduff 2010” a ser publicado em meados de 2012. Entre outros.