Cinema como arte:
As técnicas da linguagem audiovisual
Os leitores brasileiros têm acesso, afinal, à versão integral do primeiro livro de um dos maiores
autores da teoria da imagem e da Gestalt, Rudolf Arnheim
Muito utilizado no campo das artes, o autor iniciou seu
trabalho como redator de um jornal alemão de crítica artística, como colunista
de cinema e fotografia. E foi dessa prática que reuniu exemplos do que havia de
melhor no cinema do período mudo, para compilar uma teoria que explicasse os
méritos dos grandes filmes clássicos.
Sua crítica se pauta na descoberta dos
elementos de percepção da imagem, em que se diferencia um olhar a imagem do
mundo, para a imagem do cinema. São seis tópicos que fornecem a grade teórica a
partir da qual ele vai demonstrar os frutos mais ricos que a cinematografia
extraiu da imagem em movimento.
Mas a obra aborda também, sob o rótulo de
análise do conteúdo dos filmes, do som no cinema, e do cinema total, uma ampla
crítica social da submissão da arte cinematográfica ao gosto burguês e das
massas. O livro oferece um impecável registro histórico do momento em que o
cinema sonoro mais precário serviu como ponta de lança da indústria cultural
para promover um massacre contra a produção cinematográfica mais sofisticada dos
anos de 1920 e 1930, pondo fim ao período de ouro do cinema mudo.
Entretanto, este livro não se destina
somente a especialistas em cinema. Primeiro livro do hoje consagrado teórico, Cinema
como arte é um clássico da teoria da imagem e contribui para o entendimento
das características da produção audiovisual, numa linguagem clara, oferecendo
instrumentos tanto para a crítica e a análise como também para o próprio
processo de produção cinematográfica.
Dados Técnicos:
Título:
Cinema como arte: as técnicas da linguagem audiovisual
(Texto
integral inédito)
ISBN:
978-85-7543-124-5
Autor:
Rudolf Arnheim
Tradução:
Marco Antonio Bonetti
Editora Muiraquitã
Formato:
16x23
Páginas:
296
Preço de Capa: R$42,00
Rudolf Arnheim:
Nasceu
na Alemanha em 1904, foi redator da Weltbühne, onde desenvolvia a crítica de
arte e cinema. Trabalhou em universidades americanas depois de sua imigração.
Seus livros sobre Arte, Teoria da Recepção e Teoria da Mídia, baseados na
Gestalt, qualificam-no como um dos mais influentes teóricos da arte.
Marco Bonetti:
Tradutor.
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Dedica-se ao estudo das teorias
da imagem desde a década de 90, quando morou na Alemanha. Contou com o apoio
para esta tradução da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de
Janeiro (ESOM-RJ), instituição pela qual obteve uma bolsa da Fundação de Amparo
à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e onde lidera o grupo de pesquisa
Comunicação, Novas Tecnologias e Sociabilidade. Coordena também o grupo de
estudos de teoria da imagem e de televisão digital na Universidade Federal de
Juiz de Fora.
Compre e mande entregar o livro onde você quiser
Para adquirir seu livro mande um e-mail para: editora.muiraquita@gmail.com
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Parabéns pelo lançamento deste clássico que deve estar na bibliografia básica de todos os cursos de comunicação e cinema. Sugiro que avaliem a possibilidade de traduzir o livro sobre rádio do mesmo autor que nunca foi publicado em língua portuguesa.
ResponderExcluirEduardo Meditsch - professor de jornalismo da UFSC
Caro Professor Eduardo Meditsch somos gratos por sua apreciação e comentário. Levaremos ao conhecimento do Professor Marco Bonetti a pertinente observação feita sobre a área do rádio. Com um abraço, Labouré Lima
ResponderExcluirCaro professor Eduardo Meditsch, segue a resposta do autor à seu comentário:
ResponderExcluirCaro professor Eduardo. Conheço seu trabalho na área de rádio, em que também utiliza como fonte o livro de Arnheim, e muito o admiro. Fico extremamente feliz, portanto, com a boa receptividade em relação à obra sobre cinema. Vou pensar com muito carinho na sugestão mais do que bem vinda.
Abraço,
Marco Bonetti